Há alguma confusão entre psicologia, psicanálise, coaching e mentoria. Primeiro que tudo, não há aqui valorizar ou desvalorizar cada coisa, mas é preciso diferenciar.
Um psicólogo tem uma licenciatura em psicologia e tem uma formação especifica que lhe permite, nomeadamente, tratar traumas e doenças mentais. A psicanálise é uma formação que vai para além da psicologia ou psiquiatria. Estamos a falar no campo clínico.
Um coach ou um mentor não tratam traumas ou doenças mentais. A sua formação é essencial, mas estamos fora do campo clínico.
Recorrendo a uma imagem, o coach ou mentor segura alguém no presente e ajuda-o a avançar em determinada área (ou num ponto de vista global).
O coaching e a mentoria são processos de desenvolvimento pessoal. O mentor diferencia-se por recorrer à sua experiência de vida na área em que atua.
Eu comecei o meu caminho aos 19 anos, com seis anos de psicanálise. Regressei a um trabalho de terapia muito intenso com a psicóloga Cristiana Santos. É fundamental ter a casa arrumada.
Por estranho que possa parecer a necessidade de terapia surgiu depois de ter casados aos 37 anos. Aquilo que era (e é) uma história de amor feliz foi um acontecimento que causou muito stress e ansiedade. Estava fora da minha zona de conforto. Era muitos anos a viver sozinha, muito anos de maternidade a solo. E eu queria que a minha relação funcionasse.
Fiz a minha Certificação Internacional em Coach, pela International Coaching and NLP Training Academy. Depois completei uma especialização em Coaching de Relacionamentos, Webstudy – Centro de Formação a certificação de Facilitador de Workshops na área dos Relacionamentos, pela Transformation Academy.
Complementarmente fiz o curso de Sinergologia(R) aplicada – descodificação da Linguagem Não Verbal Não Consciente, pela International Coaching and NLP Training Academy.
Neste momento, para além de estar a fazer um refresh com uma nova certificação em Coaching Profissional, pela Life Training, estou a estudar The ART of Authentic Dating para vos poder orientar ainda melhor neste mundo das histórias de amor.
Aprendi muito com a psicóloga Cristiana Santos enquanto desenvolvemos o programa Amar o Corpo, no qual já ajudámos dezenas de mulheres a mudar a sua relação com a imagem e o corpo. Um trabalho poderosíssimo de amor próprio que tenho tido o privilégio de orientar como coach e mentora.
E aprendo todos os dias com as pessoas que me escolhem para fazer este caminho de viver uma história de amor feliz.